Com certeza você já ouviu falar sobre cura com ervas, não é mesmo? Mas como isso funciona? De onde vem?
Fitoterapia, do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal, é o recurso terapêutico de prevenção e tratamento de doenças através do uso das plantas medicinais e de seus derivados. É também uma prática integrativa e complementar e suas propriedades de cura resgatam uma série de conhecimentos ancestrais.
Origens
Essa prática é uma das mais antigas da humanidade, remetendo a 8500 a.C. Conhecimento este assentado na sabedoria popular surgiu independentemente na maioria dos povos. Com grande variedade regional, sempre dependendo do solo e do clima, os nativos se tornaram os principais especialistas em misturas, indicações e contraindicações das ervas naturais.
As plantas medicinais podem ser utilizadas de diferentes formas, seja fresca, in natura ou desidratada, triturada. Utiliza-se diversas partes delas, como raízes, cascas, folhas, frutos e sementes, dependendo da erva em questão.
Como não se trata de substâncias isoladas então é bastante comum entre as propriedades de uma mesma planta você encontrar múltiplas utilidades, sendo algumas delas aparentemente desconexas. No caso da arnica, por exemplo: indicado no tratamento auxiliar de contusões e também em casos de infarto do miocárdio.
Isso acontece pelo efeito que ela passa a ter a partir do modo através do qual é utilizada ou a partir das combinações que foram feitas em seu uso. Por conta disto o modo de preparo é tão importante como a forma de utilização.
Benefícios
Em tempos de hipermedicalização, um dos grandes benefícios que a fitoterapia tem a nos trazer são os baixíssimos efeitos colaterais. Outro ponto positivo vem para aqueles que já consomem muitos medicamentos cotidianamente, porque alguns medicamentos podem ser substituídos pelo uso de plantas, dependendo do caso.
Isto, no entanto, não quer dizer que, caso utilizado de forma incorreta, as plantas medicinais não causem reações adversas. Estão entre elas enjoos, alergias, irritações e inchaços. Caso isso aconteça, interrompa o contato com a planta, extrato ou fragmento imediatamente. Algumas pessoas são mais sensíveis ou mesmo possuem alergia a determinados elementos.
Ervas de Poder
Ervas de poder são aquelas que estabelecem conexões com a fitoterapia em virtude de sua origem, mas possui também outras aplicações. Voltadas para o contato com o sagrado, para práticas religiosas e de devoção, marcam presença em banhos de ervas e defumações. De modo um tanto simplificado reunimos aqui algumas generalizações sobre cada uma das mais famosas:
Banho de Ervas
O Banho de ervas é utilizado para reequilibrar as energias do corpo purificando corpo e mente. Eles são fortes aliados na proteção astral e servem para diferentes finalidades: atração, abre-caminho, descarrego, prosperidade, entre outros. Alguns deles podem ser aliados ao sal grosso, como é o caso do banho mais procurado que é o Banho Sete Ervas.
Visite-nos!
Deixe um comentário